Isso pode ser óbvio, mas sinto-me compelido a dizer isso de qualquer maneira. Não foi fácil escolher apenas 10 das melhores histórias de sci fi. Quer dizer, estamos falando de um enorme corpo de literatura aqui, que eu tenholer apenas uma fração, mas ainda assim, de me limitar a apenas dez está produzindo ansiedade. Eles são o top tenNa minha opiniãoEles estão em nenhuma ordem particular - exceto a primeira que realmente é o melhor que o resto basta ir no top ten, mas não em qualquer lugar particular...
Ray Bradbury faleceu terca-feira, 5 junho, 2012 Ele era o que eu chamaria de um. Escritor do escritor - que gostava de escrever as palavras, tanto quanto para a história.
Aqui estão os meus critérios para esta best of science fiction curto histórias lista I inclusão baseado sobre se deve ou não muitos destes fatores foram para crédito da história:.
- Eu li a história (com uma exceção).
- Eu adorei a história.
- A história foi muito divertido de ler. Ele não era deprimente (com uma exceção).
- A história ficou comigo - Eu pensei sobre isso por um longo tempo - ou nos meus pesadelos ou rindo sobre isso espontaneamente no trabalho.
- A história era bem escrito. Que eu era ou não tem conhecimento de quaisquer grandes falhas de redação ou eu tenho um arrepio de prazer com a forma como as palavras são escritas.
- A história me agarrou e não soltou. Nunca pensei, Eu tenho que ir buscar a minha roupa fora do secador no meio dela.
- A história me fez sentir um sentimento de admiração. Mesmo décadas após ter sido escrito, na era do iPad e Android e afins.
- A história é importante. Ele fez algo novo, que mudou a forma de ficção científica foi escrito depois, ou ele mudou a sociedade.
Estas são as melhores histórias de ficção científica de todos os tempos, de acordo com alguém que passou grande parte de sua vida pensando que a ficção científica sugado.
Como piegas como podem parecer hoje, os antigos sci-fi contos resistir ao teste do tempo para o bem, ficção sólida, se não para a precisão científica.
Então, quando eu compilei lista dos melhores de ficção científica contos do século 20 (que é o mesmo que este leitor todos os tempos , como o gênero tornou-se de pleno direito só em 1900), eu percebi que estava marcada favorecendo históriaspublicado a partir de 1940 até os anos 1960. Tentei gosta de ficção especulativa moderna, eu realmente fiz. E eu vou de novo, quando escritores e editores, mais uma vez começar a transformar histórias de ficção científica que realmente me dão a mesma sensação de maravilha como os velhos contosdo Golden Age fez.
- Alfred Bester, Carinhosamente Fahrenheit
- William Tenn, tempo de antecedência
- Connie Willis, Daisy in the Sun
- Lewis Padgett, Tempo Locker
- Isaac Asimov, Nightfall
- Anson MacDonald (Heinlein), pelo seu Bootstraps
- Cordwainer Smith, a senhora que navegou da Alma
- Henry Bates, Farewell to the Master
- Murray Leinster, Pipeline de Plutão
- Daniel Keyes, Flowers for Algernon
Muitos escritores Idade de Ouro, incluindo um dos mais conhecidos, Robert Heinlein, eram muito melhores contadores de histórias do que eram escritores Eles tinham visão;. Palavras, nem tanto.
Embora premissa perturbadora da história - que um servil android-robô poderia ligar seus superiores humanos e cometer um assassinato - foi provavelmente radical na época, sem o caminho de Bester com palavras,Carinhosamente FahrenheitNão teria se tornado a ficção científica conto clássico que é hoje, ainda citado como um dos melhores sci fi histórias de todos os tempos.
Carinhosamente FahrenheitNão é literário ou prosaico, como de Ray BradburyA Sound of Thunder.É apenas muito bem escrito, com um mistério de suspense e uma canção cativante que você não vai esquecer (mas vai querer). É uma história que você tem que manter a leitura.
E o fim ... o fim muda tudo e faz com que, no meu livro, a melhor ficção curta história undisdputed de todos os tempos. (Mas sinta-se livre para contestá-la, se quiser.)
Nota: Não confundir o contoAntecedênciaCom o título do volume de quatro andares que o contém, chamado.)
William Tenn é um daqueles escritores de ficção científica, que são bem conhecidos pelos fãs dedicados e pouco conhecido pelos leitores ocasionais. Quando solicitado a escolher um Tenn ficção científica conto favorito William, muitos nomesO Projeto Brooklyn.EO Projeto BrooklynÉ quase uma história perfeita curto - satírico, irônico, com a garganta cortada comentário social e arquétipos habilmente desenhados.
Mas talvez porque é um, reto-shot fábula-como conto moral linearO Projeto BrooklynÉ quase perfeita demais. Gosto de histórias character-driven, humor leve e um toque que foge para cima de você, e autor de ficção científica William Tenn entregue verdadeiramente mau humor e caracterizaçãoAntecedência.
AntecedênciaÉ a história de um homem que está prestes a cometer um crime letal - um crime pelo qual ele já pagou sua dívida com a sociedade Longe de ser uma história sombria de um criminoso cruel secretamente planejando um assassinato encoberto, o conto de Tenn tem uma abordagem clara..Neste mundo, a sociedade vê o crime como perfeitamente legal, se algo de uma novidade. O herói é com o objetivo de cometer um crime vil, e não só é ninguém para detê-lo ... suas intenções criminosas torná-lo uma celebridade. conceito legal, huh?
Quantas vezes você já leu uma história que começa com uma boa idéia, mas tem má execução? Este não é um desses momentos.AntecedênciaTem a execução quase perfeita. Que se neste caso é E se as pessoas pagas para o crime de assassinato antes que eles cometeram, ea penúria era tão hediondo que ninguém jamais sobreviveu a cometer o crime ... até agora?Tenn leva essa premissa e desenvolve suas permutações com domínio total e absoluto.
Sobressai Tenn em terminações Twist - hilariantes terminações, como em ahaO Projeto Brooklyn.AntecedênciaNão só tem isso, ele também tem uma sensação boa final, algo extremamente carente de ficção científica, hoje, como se um final feliz significaria o fim da ficção especulativa como a conhecemos. Sim, o final um pouco embota a pontado comentário social. Mas ele funciona. consideroAntecedênciaVerdadeiramente uma das melhores histórias de ficção científica de todos os tempos.
Embora outros leitores elogiamAssista FireE eu sou um otário para o romance e teria gostado de escolhaLua BluedPara esta lista, pois honestamente é um dos meus favoritos sci fi histórias de sempre, eu sempre voltava paraDaisy, In the Sun.
DaisyÉ preocupante, muito mais perturbador em seu caminho que os devastadores vez Wilis recolheUma carta do ClearysNem em qualquer lugar, corajoso ou extremo como o longo e arrepianteTodos os meus queridos DaughtersE seus científicas folhas lógica ... bem, tudo a desejar, misturado, pois é com a fantasia espiritual e estranha falta de lógica alegórica. Surreal.
Ele tem o costume Connie Willis torção, no entanto. E apesar de ser dito como uma espécie de sonhador história angústia adolescente, é uma daquelas histórias que você pensa sobre uma e outra vez. É menos character-driven do que a maioria de suas histórias. É trágico. e feliz. Kind of .
E, como inadequada uma vez que é, isso é tudo que eu posso dizer sobre isso, sem dar-lhe longe, porque a descrição da história é a narração dele, que suponho que é uma razão que é nessa lista de top 10.
E sua esposa, produziu um corpo incrível de trabalho, tanto em quantidade e qualidade. Eram histórias curtas em sua maioria, escritos individualmente e co-autoria em vários pseudônimos nas décadas de 1940 e 1950. Uma grande pseudônimo era Lewis Padgett.
Como Lewis Padgett, esta equipe de roteiristas escreveram ficção científica maravilhosa e histórias de fantasia com grande caracterização - sim, você me leu direito, as histórias de destaque que animal raro na ficção científica, os personagens honestamente simpático e cada história é realmente um tesouro..
Então a minha escolha para uma das 10 melhores histórias de ficção científica de todos os tempos é a peça de 1943,O Locker TimeÉ divertido. Ele é satisfatório. Ele não é nova ciência do foguete. Mas é criativo e engraçado, e é um dos melhores. Se um pouco nojento mole.
Não é a escrita.NightfallÉ mais fácil e agradável de ler. Mas típico do Isaac Asimov, a escrita não é tão apertado quanto poderia ser, eo diálogo vagueia um pouco. É um pouco longo para o que é. Os personagens, embora bem definidos, faltaaquela centelha que iria torná-los verdadeiramente simpático .
Mas tudo isso não importa, porque o final é realmente inesperado -., Ou era, para mim - e tem um alucinante efeito, até agora ele não é apenas o que você espera, e você levou a esperar muito.de coisas diferentes.
DesdeNightfallOutras histórias e filmes foram escritos usando a premissa de um mundo que nunca vê as noites, excepto uma vez em um aeon raro.NightfallÉ provavelmente o motivo. Vi um filme desses, e era tão esquecível, não me lembro o título.NightfallNão é esquecível.NightfallÉ um exemplo de como é maravilhoso um what if história pode ser se manuseado por um contador de histórias nato.
Eu só vou dizer isso - eu não sou um grande fã de Robert Heinlein Sim, eu sou provavelmente o único fã de ficção científica que não gosta de Robert Heinlein Eu li alguns de seus livros, inclusive..Stranger in a Strange LandE várias histórias curtas Enquanto eu achei suas idéias. Interessante - ocasionalmente - seus personagens e escrever nunca me emocionou me disseram que eu não lhe deram o suficiente de uma chance Isso é provavelmente verdade...
Mas eu amei, amei, amei, que Heinlein escreveu como Anson MacDonald. É outra história de viagem no tempo. Eu ainda não gostava da personagem principal. Personagens de Heinlein simplesmente não fazê-lo para mim. Mas pelo menos esta história é sobreum personagem, e não uma sociedade que não parece real (que é uma das minhas queixas sobre histórias de Heinlein) .
Lendo a história é pura diversão. A lógica paradoxal era terrivelmente esperto. E como a história se desenrolou, tornou-se óbvio que era, talvez, a melhor história de viagem no tempo que eu já tinha lido.
Como um bônus, que é re-lido, apesar do fato de que o final não é exatamente esquecível. É como re-leitura de um romance de Agatha Christie. Você se lembra whodunnit, mas quero ver como você estava enganado.
Mas por que é entre os 10 melhores contos de ficção científica? Porque foi uma das primeiras histórias de ficção científica para explorar o paradoxo de viagem no tempo. Porque ele fez isso ao extremo. A história é, a perfeita execução passo-a-passodo .
Sob o pseudônimo de Cordwainer Smith, Paul Myron Anthony Linebarger escreveu uma série de histórias curtas relacionadas que ocorrem em um mundo futurista que é desenhado com uma combinação estranha de legal, uma precisão cirúrgica e lirismo conto de fadas.?Scanners Live in VainUma história claramente inspirada Frankenstein de Mary Shelly e um dos primeiros que caracteriza nunca um meio-homem, meio-máquina protagonista, foi publicado em 1945 e continua a ser a sua obra mais famosa curto.
Eu li alguns, porém, e aquele que resiste ao teste do tempo para mim éA senhora que navegou da Alma.Escrito com uma qualidade quase poética, a senhora que navegou a Alma é um romance de escuro, um estudo psicológico, uma ópera espacial assombro, uma ciência descontroladamente inventivo e, no final, um conto de fadas.? E um dos melhores scifi histórias nunca.
Farewell to the MasterFoi uma história importante, enquanto que em alguns sentidos que era típico do que fez de Ouro ficção científica Idade grande. Mas ele fez isso muito bem. Ele estava à frente do seu tempo, oferecendo uma lição pós-moderna no dano de auto-importância que se tornouclichê, mas na época deve ter sido inspiradora. E, na verdade, inspirou temor em me lê-lo do calendário do novo milênio, cínico que eu sou.
Como tantos outros nesta lista, o suspense da história estaria comprometida com muita revelação da trama. Então, se você está procurando um resumo, eu tenho medo que você vai ter que procurar em outro lugar. Mas bastadizem que um homem e um robô vindo para a Terra. algo ruim acontece. O robô começa a fazer algo assustador. E no final, algo de bom acontece. eo mal. Qual é agridoce. e poderoso.
Em sua época, o autor Will Jenkins, pen nome Murray Leinster, escreveu algumas histórias incríveis - no bom sentido, não no mau sentido - não menos do que era a sua mais famosa,Primeiro ContatoE sem dúvida o seu mais divertidoSe você gosta de histórias criativas, divertidas e fascinantes sobre primeiros computadores e seus efeitos sobre a sociedade, então você pode pensarA Logic Named JoePertence a esta lista em vez dePipeline de PlutãoE você estaria certo. Ele faz. Ele deveria estar aqui.
Mas eu escolhiPipeline de PlutãoPorque enquanto mais discreto, é mais uma história humana, com uma lição maior que a vida, e - você está sentindo uma tendência - que tem um grande antigo torção É simplesmente uma façanha literária mais impressionante..
Pipeline de PlutãoÉ um conto altamente detalhadas e convincentes das viagens espaciais é nada além de uma ópera espacial cheia de glamour e aventura, embora a história descreve um mundo prosaico de transporte de colarinho azul -.. Frete, na verdade.
Como muita ficção científica Idade de Ouro, a história, contada através da narrativa de ritmo acelerado e de diálogo, não está preocupado com a transmissão de um ponto de vista político ou defender um grupo de interesse especial Ele está preocupado com as idéias:. Os conceitos, possibilidades e ironias de ummundo recém-tecnológica desdobramentos para os seres humanos dotados de falhas universais e sistemas de valores comprometidos.
É o bem-guys vs bad-guys em um universo que não se importa. É essencialmente moderna e otimista heróico. É justo (no bom sentido). É melhor do que. E tudo isso não faz qualquer sentidoa menos que você lê-lo .
Basta dizer que, se histórias comoPipeline de PlutãoForam escritos hoje, eu estaria lá fora, lendo-os em vez de escrever isso e não é só porque há um. [Alerta de spoiler: não leia se você não quer saber como termina] final feliz.
Esta lista não estaria completa semFlores para AlgernonMas quase saiu para fora. Este conto Hugo-premiado e clássico literário é simplesmente incrível.
Infelizmente, quase não torná-lo para a minha lista dos melhores contos de ficção científica de todos os tempos, porque eu não conseguia ler.? Eu não tenho nenhuma espinha quando se trata de histórias nazistas, histórias sobre experiências de laboratório humanos ehistórias sobre deficiência mental.? esta não é uma história nazista, mas tem dois em cada três, e isso é suficiente para mim.
Mas meu marido insistiu que se eu não iria lê-lo, pelo menos, deve ir nesta lista. Então aqui está. Se você é mais forte do que eu, e se você já não lê-lo na escola, lerFlores para AlgernonÉ uma das poucas histórias de ficção científica que se tornaram famosos no mainstream, e com razão.
Veja sobre a remuneração do autor para este artigo.